Mesmo com frio, vento ou dias mais curtos, o corpo â e sobretudo a imaginação â continuam a pedir espaço. Continuam a pedir chĂŁo, ritmo, descoberta, natureza e movimento. O inverno nĂŁo interrompe a infĂąncia. O inverno transforma-a.
PorquĂȘ brincar ao ar livre no inverno?
No livro Descalços e Felizes, Angela J. Hanscom â terapeuta ocupacional e criadora de programas de movimento na natureza â alerta para algo fundamental: as crianças de hoje movem-se menos, exploram menos e vivem menos experiĂȘncias sensoriais do que precisam para crescer de forma saudĂĄvel.
Segundo Hanscom, o corpo infantil precisa de estĂmulos variados e naturais: superfĂcies irregulares, temperaturas diferentes, cheiros, peso, vento, inclinaçÔes, texturas.
Todos estes estĂmulos alimentam o equilĂbrio, a coordenação, a atenção, a autorregulação e a criatividade.
O inverno oferece tudo isto⊠com um tempero especial: novidade.
A chuva pingar nos casacos.
A terra ficar mais escura.
Os sons mudarem.
Tudo isto sĂŁo convites Ă observação, ao silĂȘncio e ao maravilhamento â competĂȘncias essenciais da infĂąncia que se perdem no excesso de estĂmulos digitais.
O que ganham as crianças quando brincam no inverno?